"Tentar vender um produto novo da maneira antiga é o mesmo que
comercializar algo velho e certamente não vai atingir o público-alvo
desejado"
Ronaldo Miranda, Gerente-geral da AMD Brasil e vice-presidente da empresa para América Latina, separou 12 dicas para a CRN para ajudar os profissionais de marketing que atuam no mercado. Dá uma olhada:
1 Entenda o momento do mercado – O
setor de TI vive hoje um ponto de inflexão, no qual as tendências são
ditadas pelos consumidores finais, por meio do seu real modelo de
utilização da tecnologia. Cabe ao marketing ajudar a empresa a
reconhecer esse cenário e identificar oportunidades e ameaças.
2 Conheça muito bem o setor – Parece
óbvio, mas muitos profissionais se esquecem de que cabe ao marketing
conhecer profundamente o ecossistema em que está inserido. Isso inclui
entender a dinâmica do setor, conhecer concorrentes e parceiros, assim
como as tendências. Estar atento a novas tecnologias – entrantes e
substitutas – é imprescindível.
3 Tenha foco no cliente – Em um mercado
no qual as empresas precisam, mais do que nunca, entender a necessidade
do consumidor para criar produtos e serviços adequados, cabe ao
marketing a tarefa de utilizar pesquisas e ferramentas de monitoramento
para detectar demandas e buscar a satisfação dos clientes.
4 Apoie a equipe de vendas – No segmento
de TI, o profissional de marketing tem também outra função essencial:
dar todos os subsídios para que a equipe comercial esteja alinhada com o
posicionamento da organização, em especial, para acompanhar as
mudanças. Afinal, tentar vender um produto novo da maneira antiga é o
mesmo que comercializar um algo velho e certamente não vai atingir o
público-alvo desejado.
5 Posicione os produtos de forma
adequada – Outra questão fundamental ao papel do marketing é estabelecer
o público-alvo das soluções comercializadas. Em outras palavras, se um
cliente precisa de um carro 1.0, a companhia não pode tentar empurrar
para ele uma Ferrari.
6 Equilibre teoria e prática – Mais do
que nunca, o equilíbrio entre conhecimento teórico e a prática virou uma
exigência para os profissionais do setor. Com isso, além de uma
formação acadêmica e de cursos de especialização, deve-se buscar uma
experiência em atividades e projetos que complementem essa capacitação.
7 Atue nas redes sociais – O marketing
também não pode ignorar o poder que novas mídias, como Facebook e
Twitter, têm na relação das empresas com seus clientes. Por isso, esses
profissionais devem ter planos não apenas para monitorar, mas sim para
interagir de fato com esses internautas, além de integrar as campanhas
tradicionais com campanhas e ações de divulgação nessas redes.
8 Evite o “achismo“ – Cada vez menos, o
mercado tem espaço para profissionais que tomam decisões baseadas em
‘feelings’ ou opiniões subjetivas. Com base nisso, o estudo e as
ferramentas para análise passaram a ser fundamentais para embasar
qualquer projeto de marketing.
9 Alinhe o discurso – Cabe ao marketing
encontrar formas de garantir que todos os profissionais que atuam na
empresa tenham consciência dos principais valores e objetivos da
organização. Desde o presidente até a recepcionista precisam conhecer os
produtos e serviços oferecidos pela companhia, assim como devem
entender o posicionamento deles no mercado.
10 Antecipe tendências – O verdadeiro
profissional de marketing do século 21 é aquele que não só entende as
demandas do mercado, como consegue antecipá-las. Isso exige um
conhecimento profundo do setor, uma análise de cenários e muito
pensamento estratégico.
11 Esteja aberto a mudanças – Não são só
os produtos e serviços das empresas que devem se adaptar constantemente
a novas demandas. Os próprios profissionais precisam estar abertos a
transformações, se quiserem acompanhar as novas demandas. O perfil do
consumidor brasileiro hoje é bem diferente de cinco anos atrás e a
velocidade das transformações aumenta exponencialmente a cada ano.
12 Atue de forma estratégica – Por fim, a
última dica, mas não menos importante, para os profissionais de
marketing é: tenha um planejamento para 2012 alinhado com todas as áreas
da empresa e que se adeque às necessidades individuais delas.
Para visualizar a matéria completa, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário