terça-feira, 8 de maio de 2012

O novo papel do profissional de marketing

"Tentar vender um produto novo da maneira antiga é o mesmo que comercializar algo velho e certamente não vai atingir o público-alvo desejado"

Ronaldo Miranda, Gerente-geral da AMD Brasil e vice-presidente da empresa para América Latina, separou 12 dicas para a CRN para ajudar os profissionais de marketing que atuam no mercado. Dá uma olhada:

1 Entenda o momento do mercado – O setor de TI vive hoje um ponto de inflexão, no qual as tendências são ditadas pelos consumidores finais, por meio do seu real modelo de utilização da tecnologia. Cabe ao marketing ajudar a empresa a reconhecer esse cenário e identificar oportunidades e ameaças.

2 Conheça muito bem o setor – Parece óbvio, mas muitos profissionais se esquecem de que cabe ao marketing conhecer profundamente o ecossistema em que está inserido. Isso inclui entender a dinâmica do setor, conhecer concorrentes e parceiros, assim como as tendências. Estar atento a novas tecnologias – entrantes e substitutas – é imprescindível.

3 Tenha foco no cliente – Em um mercado no qual as empresas precisam, mais do que nunca, entender a necessidade do consumidor para criar produtos e serviços adequados, cabe ao marketing a tarefa de utilizar pesquisas e ferramentas de monitoramento para detectar demandas e buscar a satisfação dos clientes.

4 Apoie a equipe de vendas – No segmento de TI, o profissional de marketing tem também outra função essencial: dar todos os subsídios para que a equipe comercial esteja alinhada com o posicionamento da organização, em especial, para acompanhar as mudanças. Afinal, tentar vender um produto novo da maneira antiga é o mesmo que comercializar um algo velho e certamente não vai atingir o público-alvo desejado.

5 Posicione os produtos de forma adequada – Outra questão fundamental ao papel do marketing é estabelecer o público-alvo das soluções comercializadas. Em outras palavras, se um cliente precisa de um carro 1.0, a companhia não pode tentar empurrar para ele uma Ferrari.

6 Equilibre teoria e prática – Mais do que nunca, o equilíbrio entre conhecimento teórico e a prática virou uma exigência para os profissionais do setor. Com isso, além de uma formação acadêmica e de cursos de especialização, deve-se buscar uma experiência em atividades e projetos que complementem essa capacitação.

7 Atue nas redes sociais – O marketing também não pode ignorar o poder que novas mídias, como Facebook e Twitter, têm na relação das empresas com seus clientes. Por isso, esses profissionais devem ter planos não apenas para monitorar, mas sim para interagir de fato  com esses internautas, além de integrar as campanhas tradicionais com campanhas e ações de divulgação nessas redes.

8 Evite o “achismo“ – Cada vez menos, o mercado tem espaço para profissionais que tomam decisões baseadas em ‘feelings’ ou opiniões subjetivas. Com base nisso, o estudo e as ferramentas para análise passaram a ser fundamentais para embasar qualquer projeto de marketing.

9 Alinhe o discurso – Cabe ao marketing encontrar formas de garantir que todos os profissionais que atuam na empresa tenham consciência dos principais valores e objetivos da organização. Desde o presidente até a recepcionista precisam conhecer os produtos e serviços oferecidos pela companhia, assim como devem entender o posicionamento deles no mercado.

10 Antecipe tendências – O verdadeiro profissional de marketing do século 21 é aquele que não só entende as demandas do mercado, como consegue antecipá-las. Isso exige um conhecimento profundo do setor, uma análise de cenários e muito pensamento estratégico.

11 Esteja aberto a mudanças – Não são só os produtos e serviços das empresas que devem se adaptar constantemente a novas demandas. Os próprios profissionais precisam estar abertos a transformações, se quiserem acompanhar as novas demandas. O perfil do consumidor brasileiro hoje é bem diferente de cinco anos atrás e a velocidade das transformações aumenta exponencialmente a cada ano.

12 Atue de forma estratégica – Por fim, a última dica, mas não menos importante, para os profissionais de marketing é: tenha um planejamento para 2012 alinhado com todas as áreas da empresa e que se adeque às necessidades individuais delas.
 
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