terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ver o logo da Apple deixa você mais criativo


Não, não somos puxa-sacos da Apple. Mas, não dá pra negar que ela e sua maçã viraram um símbolo de criatividade e inovação mundo afora, não é mesmo? Tajvez tenha sido daí, então, que pesquisadores das universidades de Duke (EUA) e Waterloo (Canadá) tiraram a ideia de expor voluntários subliminarmente a logomarcas de empresas famosas e ver como isso os afetava.

341 universitários assistiram a projeções nas quais o logo da Apple ou o da IBM apareciam por milésimos de segundo — tão rápido que eles nem conseguiam identificar que tinham visto um dos dois. Depois da exibição, partiram para um exercício (que consistia em listar a maior quantidade possível de usos para um tijolo) criado para avaliar o quão criativos eram.

Segundo os pesquisadores, o pessoal que viu o logo da Apple (mesmo sem perceber) foi “significativamente” mais criativo na tarefa do que o povo que viu o da IBM. O efeito, eles acreditam, vem da associação geral que fazemos da companhia de Steve Jobs com criatividade.


“Nós somos expostos a milhares de logomarcas todos os dias”, disse o líder da pesquisa, Gavan Fitzsimons. “Achamos que isso não nos afeta, mas nosso trabalho demonstra que até vislumbres fugazes podem nos afetar drasticamente”. O que você acha? Fique de olho!
Crédito da foto: chubbybat
Vi na SUPER Interessante

Nenhum comentário: