Com investimento de R$ 300 milhões no Brasil, a Petronas anuncia sua primeira campanha de comunicação no país, totalmente integrada, que começou a ser veiculada no último dia 09 de junho, em rede nacional. “A Petronas tem planos ambiciosos aqui, quer disputar com as grandes empresas do setor, que juntas já detém 78% da venda de óleos e fluídos no país. Para isso buscamos um entendimento profundo do negócio e planejamos uma comunicação estratégica, aprovada na Malásia, para apresentar oficialmente a Petronas ao público brasileiro.”, afirma o publicitário e presidente da Átomo, Odilon Machado.
Na segunda fase, a campanha ganhará um grande reforço em mídia impressa, com a apresentação dos produtos e sua utilização, onde o lubrificante, fluido, adota a 'forma' do seu uso: na indústria, no agronegócio, nos carros, motos etc.", informa Luiz Sabatino, Diretor de Estratégia e Marketing – América Latina.
Antes mesmo de tudo ir ao ar, a Átomo entregou, ainda, um plano anual de feiras e eventos, o enxoval de equipe de vendas, bem como teasers para clientes, parceiros e colaboradores da Petronas, que foram criados antecipadamente, chegando ao auge de todos verem a campanha antes de entrar na grande mídia. “Ganhamos a concorrência por estes diferencias, de pensar todos os canais de contatos da marca", antecipa Machado. “As marcas estão apostando no atendimento 360º.
Uma pesquisa publicada recentemente pelo Grupo Consultores já demonstrava essa oportunidade para as agências, diante dos anseios dos anunciantes: criar impacto para atividades que envolvem os diversos canais on e offline, o que gera sinergia, qualidade de entrega e agilidade em uma única fonte. E é apostando nessa estratégia que prevemos um crescimento de 30% ainda neste ano”, revela Machado.
Nessa modalidade, a Átomo atende atualmente outras grandes anunciantes, como Lopes e sua bandeiras Pronto!, CrediPronto! e HabitCasa; Fast Shop; Cromex Química; Di Gaspi e Madame Valentine. Este é um caminho sem volta para a agência, que já nasceu com DNA de cliente, já que Machado foi executivo de marketing “do outro lado do balcão” e abriu a Átomo para proporcionar o atendimento que sempre desejou como cliente.
“O segredo é o planejamento focado no negócio do cliente. É isso que eles procuram. A máxima de pensar de forma isolada e dividida já ficou para traz há muito tempo; o foco deve ser pensar as prioridades das marcas e as ferramentas à disposição delas. Assim, tanto faz se a ação será colocar a marca na Fórmula 1 da Globo ou apenas a criação de um banner para o auditório de seus colaboradores, ou tudo junto ao mesmo tempo. O todo é o que realmente se torna importante e estratégico e é exatamente isso que o mercado busca", afirma Odilon Machado.
Sobre a Petronas
A Petronas desembarcou no Brasil com a aquisição da FL Lubrificantes há 6 anos e já conquistou a sexta posição no mercado, com uma expressiva fatia de 9,4% da venda de lubrificantes e fluídos no país. Com faturamento global que avançou de US$ 77 bilhões em 2009 para US$ 100 bilhões em 2012, a Petronas anunciou que pretende investir R$ 300 milhões no Brasil, desde o aumento da capacidade de sua fábrica na cidade de Contagem (MG), até em novas estratégias de comunicação e marketing, para a consolidação da marca.
Abreviação de Petroliam Nasional Berhad, foi considerada pela revista Fortune uma das 500 maiores empresas do mundo, em 65º lugar em faturamento e 12º em lucratividade. Presente em mais de 80 países, atua em vários ramos da indústria do petróleo, desde a produção e a exploração até o refino, passando também pela distribuição.
No Brasil, conta com uma unidade produtiva com capacidade de 220 milhões de litros por ano, na cidade de Contagem-MG. Na área esportiva, o patrocínio de equipes, como Mercedes AMG Petronas, na Fórmula 1, garante visibilidade Global à marca. E, no país, tem presença ainda na Stock Car, Moto GP 1000 e Copa Porsche Challenge, reforçando sua participação nos esportes a motor.
FICHA TÉCNICA
Dir. criação: Eduardo Santos
Dir. arte: Marco Minervino
Redação: Eduardo Santos
Finalização: Tiago Andreotti
Dir. Mídia e Planejamento: Mara Martine
Gerente Mídia: Marcia Guasco
Atendimento: Adriana Vieira
Produtora: Dinamo Filmes
Diretor: Renato Jabuka
Diretor de fotografia: Ottmar Parashin
Atendimento: Vandreia Ribeiro
Pós produção: Dinamo filmes
Supervisor de Pós produção: Marcell Hernandes
Produtora de áudio: Lua Nova
Produtor: Fred Benuce
Fonte: Meio&Mensagem