Assim como nas edições anteriores, o mercado publicitário voltou seus olhos ao maior evento esportivo americano - e dono do minuto anunciante mais caro do mundo, o Super Bowl.
O valor? Uma bagatela de US$4 milhões por 30 segundos. ;-) Dessa forma, grandes marcas se comunicaram com mais de 100 milhões de pessoas ligadas na TV, com o título final conquistado pelos Ravens.
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Um dos vencedores do concurso para escolher o anúncio da Doritos (foram três vídeos finalistas) usa do humor nonsense para mostrar relações intensas com o salgadinho. Tudo começa quando um homem decide adquirir uma cabra de bicho de estimação. Os dois, animal e dono, parecem feitos um para o outro: ambos amam Doritos. Mas a paixão pelo lanche pode se tornar impossível de administrar.
Ao som do clássico "Simpathy for The Devil", dos Rollings Stones, o ator Willem Dafoe incorpora uma entidade maligna que aparece para tentar o jovem protagonista. Em troca da sua alma, protagonista vai levar o novo modelo CLA "e tudo que vem junto com ele". Entre os benefícios está a companhia da modelo queridinha do momento, Kate Upton, fama, confortos e até os talentos de dançarino do cantor Usher. A criação é da Merkley Partners.
Ao contrário dos últimos comerciais focados em provocar a concorrência (principalmente a Apple, e mais recentemente, a BlackBerry) a Samsung decidiu voltar-se ao humor. As piadas são metalinguísticas - os atores Seth Rogan e Paul Rudd participam de uma reunião conversando sobre como deverá ser o comercial da marca no Super Bowl 2013. O diretor do vídeo é Jean Favreau, de “O Homem de Ferro”.
Mais uma das grandes questões que está por trás de um pacote de bolachas: o que é melhor, o recheio ou o biscoito? Alguns consumidores de Oreo engatam uma discussão do tipo até irem às vias de fato. As coisas saem do controle dentro da biblioteca que serve de cenário (e onde todo diálogo tem de ser sussurrado, é claro).
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A montadora escalou a atriz Kaley Cuoco, de The Big Bang Theory, para estrelar sua campanha “Wish Granted”. O vídeo promove o novo modelo RAV4 e transforma a artista numa fada madrinha que concede desejos a uma família (não sem alguma confusão no meio). O filme de um minuto foi criado pela agência Saatchi & Saatchi LA.
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A humorista Amy Poehler, estrela de “Parks & Recreations” e apresentadora do Globo de Ouro 2013 foi escalada para mostrar as qualidades das lojas da BestBuy. No video, um vendedor tenta dar conta de todas as dúvidas da atriz sobre eletrônicos e eletrodomésticos (com direito a uma piadinha sobre o e-book de 50 Tons de Cinza).
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O filme “Chase”, perseguição em tradução livre, colocou caubóis contra dançarinas e badlanders (com um quê de personagens do filme Mad Max) e convidou o público a decidir quem sairia ganhando. O prêmio? Uma garrafa de Coca-Cola no deserto. O resultado da votação deu a vitória às showgirls.
Um jovem terá de ir ao baile de formatura sozinho e não está muito feliz com isso. A noite não prometia muito, mas tudo muda quando seu pai joga para ele as chaves do novo Audi S6. Ele então encontra coragem para estacionar na vaga do diretor da escola, entrar no salão e beijar a rainha da festa (e eventualmente apanhar do namorado dela, o rei). A criação é da Venables Bell & Partners.
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Um time de velhinhos, por assim dizer, arruaceiros, levaram ao pé da letra o slogan da campanha “Viva Young”. O grupo foge do asilo e troca uma noite de sono e descanso por várias baladas, com espaço para uma parada num estúdio de tatuagem e, é claro, no Taco Bells. O filme é assinado pela Deutsch LA, a agência por trás da premiada campanha "Little Darth Vader" da Volkswagen em 2011.
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Um dos vídeos de recepção mais duvidosa, o comercial da Go Daddy entrou na lista pela controvérsia despertada. O filme mostra os “dois lados” da empresa de hospedagem de sites e compra de domínios: um “sexy”, representado pela modelo Bar Refaeli, e um “inteligente”, nesse caso representado por um nerd genérico chamado Walter. O encontro dos dois lados foi classificado por alguns internautas nas redes sociais como de “mau-gosto”, e versões anteriores o vídeo chegaram a ser barradas pela CBS por serem considerados “indecentes”, segundo informações da Ad Week.
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Uma das grandes anunciantes do evento, a Pepsi usou a vitrine de um minuto para anunciar o seu novo refrigerante Next, com 60% menos açúcar. E assim como outras marcas, a empresa apostou na juventude como tema principal: o clássico plot do adolescente que dá uma festa em casa enquanto os pais estão viajando. Em meio ao caos, o garoto é interrompido no flagra e a latinha de Pepsi vai ter um papel importante na bronca. A criação é da TBWA/Chiat/Day.
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Enquanto funcionários de um escritório lamentam a segunda-feira no elevador, um deles, particularmente, parece estar mais preocupado em espalhar "good vibes". Com direito a um leve sotaque jamaicano, o segredo de Dave é um New Beatle vermelho novo em folha. A criação é da Deustch LA
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Há menos de uma semana, a BlackBerry fez um de seus maiores anúncios: o lançamento do Z10, seu primeiro celular sem teclado e completamente touchscreen. É a principal aposta da empresa para entrar na briga com grandes fabricantes de smartphones. Nada melhor que o Super Bowl para mostrar o que o seu produto tem a oferecer: "Em 30 segundos, é mais fácil mostrar o que ele não pode fazer". A criação é da BBDO London.
O vídeo do desodorante para o evento está afinado à principal campanha da marca em 2013: o lançamento do Apollo Axe, que irá levar 24 consumidores para o espaço. A dica para os conquistadores do mundo inteiro é clara: você pode até ser um herói, mas nada no mundo vai te ajudar a chamar mais atenção de uma garota do que ser um astronauta. A criação é da BBH London.
Vi na Revista Exame