quarta-feira, 16 de outubro de 2013

10 bordões de propaganda que caíram na boca do povo





Geralmente a propaganda se apropria da cultura
 popular para desenvolver suas peças e campanhas, o que é algo bem comum.
Washington Olivetto, um dos maiores publicitários brasileiros, sempre foi um grande mestre nesse recurso. Agora, na era das redes sociais, as marcas, agências e profissionais de social media monitoram os assuntos mais discutidos no Twitter para bolar posts de oportunidade que gerem os famosos “likes” e compartilhamentos.
Mas o interessante é também analisar o outro lado da história, já que a propaganda também é um agente influenciador de culturas e tendências.
Dessa maneira, comerciais históricos, jingles inesquecíveis e slogans marcantes também tem alta capacidade de “grudar” na mente das pessoas e aumentar o tal “share of mind” da marca ou dos produtos. Ou ainda melhor para elas, virar um meme replicado por todo o País via internet.
Veja outras expressões que saíram da propaganda e chegaram à boca do povo:


“A carne é Friboi?” A Friboi está vivenciando isso na pele com a sua mais nova campanha estrelada pelo experiente ator global Toni Ramos. Nela, para destacar a importância de comprar carnes de qualidade no açougue, o ator pergunta ao atendente se a Carne é Friboi. Agora, toda vez que alguém fala em carne, sempre surge alguém que pergunta: mas a carne é Friboi?




"Bonita camisa, Fernandinho": Trata-se de um case interessante criado pela Talent, na década de 1980, para a marca de roupas Ustop, da Alpargatas. O bordão se popularizou e transpôs algumas décadas. Até hoje tem gente que repete a frase, mesmo sem saber o que ela de fato significa.


“Amo muito tudo isso” - A força da marca McDonald's é inegável e o slogan, igualmente forte, foi muito bem executado. Isso não impediu que ele também ganhasse algumas brincadeiras irônicas de gente que sempre criticou a empresa. O fato é que ninguém esquece a frase.



“1001 utilidades”: Uma construção de marca histórica, com textos muito ricos, sacadas geniais de Olivetto, o maior garoto-propaganda do mundo e claro, um grande slogan, até hoje utilizado por quem quer definir algo ou alguém como versátil.



“Não é assim uma Brastemp” - Um dos principais desafios das marcas é gerar diferencial competitivo com relação à concorrência. A propaganda é responsável por facilitar essa missão. Depois que as campanhas criadas pela Talent passaram a utilizar essa expressão, a Brastemp começou a se fortalecer como sinônimo de qualidade. E as outras passaram a ser descritas como “não é assim uma Brastemp” na boca do povo.



Quer pagar quanto? Amada ou odiada, a famosa frase dos comerciais, na voz do efusivo Fabiano Augusto, sempre foram repetidas a exaustão pelos quatro cantos do país. De fato, ela guarda muita sinergia com a rede de varejo que construiu sua marca com base na viabilização de meios de pagamentos mais flexíveis para consumidores de classe C, D e E.



"Tem coisas na vida que não tem preço.. Para todas as outras existem Mastercard": Apesar de grande, esse foi um dos bordões mais pegajosos e até hoje é lembrado pelo público, ainda mais com o reforço de ilustrações e brincadeiras na internet.



"Tipo Net" é um bordão na conversa popular. Na base do "parecido nunca é igual", a Net usou a frase  em suas campanhas que destacam os diferenciais de seu serviço. Ótima sacada.


Sorriso Saudeavel, sorriso Colgate: O slogan foi utilizado durante muito tempo para promover  a marca de creme dental. A expressão 'sorriso colgate' é mais uma que ultrapassou a barreira do tempo e continua na boca da galera.


VEM PRA RUA: Essa campanha da Fiat convocou uma mobilização do público para torcer pela Seleção Brasileira de futebol. Mas, o refrão da campanha, cantado pela banda Rappa, ganhou um tom militante e virou o hino das manifestações.

Vi aqui

Nenhum comentário: