quarta-feira, 31 de julho de 2013

#liveMKT: Cirque du Soleil e o Live Marketing



Patrick Flynn, diretor do Cirque du Soleil, abriu na manhã do dia 29 o 1° Congresso Brasileiro de Live Marketing, realizado pela Associação Brasileira de Marketing Promocional (Ampro), mostrando como a companhia artística utiliza estratégias de live marketing nas cidades em que se apresenta. "O que eu quero fazer hoje é inspirar, compartilhar segredos do Cirque du Soleil no campo da criatividade e no uso dos recursos do live marketing", disse.



O diretor apresentou como exemplo um projeto de live marketing do Cirque du Soleil desenvolvido no Canadá, em parceria com a Trident. Nele, bailarinos e acrobatas do grupo foram para as ruas de Quebec, interagindo com as pessoas, enquanto realizavam performances ao vivo. "Vimos que usar televisão, rádio, jornais já não funciona mais sozinho para vender espetáculos. Temos que ser mais e mais criativos na maneira de vender os espetáculos. E, para isso, nos inspiramos nos antigos circos, que faziam cortejos pela cidade", diz.


Um dos recursos utilizados hoje pelo Cirque du Soleil é alugar ônibus turísticos e percorrer com seus integrantes as ruas das cidades. Em pontos turísticos, no meio dos carros, em praças e calçadas bailarinos e acrobatas improvisam uma coreografia - envolvendo pedestres, automóveis, bicicletas e motos. "Fazer o que sabemos fazer e simplesmente achar plataformas diferentes para isso, fazendo uma coisa inesperada. É o que ainda consegue surpreender", afirma.

Relembrando os sucessos da companhia nos últimos anos, o diretor artístico mostrou também como a criatividade é essencial para colocar cada conceito em cena, transformando uma ideia num grande espetáculo encenado ao vivo, a cada dia em uma nova cidade de um novo país. "Chegamos a um ponto de fazer três espetáculos por ano, correndo o risco de perder nossa essência.  Então, decidimos definir frases que estruturam o que é o processo criativo e a essência do Cirque du Soleil", explicou Patrick. "Foi muito importante definirmos e estruturarmos nosso processo de criação.


Os guidelines do Cirque du Soleil:

1. Somos uma organização única que busca desenvolvimento por meio de projetos criativos de alta qualidade.

2. Acolhemos os desafios criativos, fomentamos a tomada de riscos, a excelência e a audácia criativa.

3. Valorizamos as melhores ideias, sem dar importância a sua procedência.

4. Cultivamos a qualidade dos nossos espetáculos, preservamos a integridade de seus conceitos e asseguramos sua evolução atribuindo equipes artísticas dedicadas.

5. Estimulamos nosso crescimento e aplicamos nossa criatividade na diversificação de conteúdo e nas plataformas de difusão.

6. Manifestamos nosso desejo de criar várias obras simultaneamente, cada uma sob a gestão de equipes criativas, dedicadas e especializadas.

7. Temos um processo de criação único. Nos comprometemos a mantê-lo vivo e fazer que evolua com um cuidado constante de melhoria para o benefício de todos.

8. Buscamos e atraímos criadores do mundo inteiro e apoiamos e selecionamos os melhores colaboradores.

9. Preparamos um futuro investindo na próxima geração de talento criativo.

10. Convidamos nossos criadores a impulsionar seus próprios limites dentro da organização.

11. Compartilhamos a participação dos nossos circenses.

12. Asseguramos que os frutos do nosso trabalho e investimento seja evidente no cenário e em cada uma das nossas manifestações artísticas.

13. Maximizamos a vida dos nossos espetáculos para assegurar que uma quantidade maior de público tenha acesso a eles.

14. Acreditamos que o futuro da criação reside na capacidade criativa de nossos circenses para realizarem sua loucura.

Patrick foi inspirador para começar o dia e mostrou que o Cirque está sempre se reiventando e dando um toque de criatividade e glamour para cada apresentação. 

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