quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Facebook lança a "Busca Social"



O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou hoje (15) a novidade que todos esperavam. Trata-se de uma ferramenta de pesquisa para a maior rede social do mundo. No Brasil, ela foi intitulada de "Busca Social", e irá fornecer resultados baseados em buscas inteligentes. Por exemplo, se você digitar "Músicas que meus amigos curtem", ou "Pessoas que curtem ciclismo" ou ainda "Pessoas que curtem ciclismo em São Paulo", a busca fornecerá tais resultados. Pode ser uma maneira de Zuckerberg rivalizar com o Google, líder em buscas na Internet, que vem melhorando sua rede social oficial, o Google+. 

Segundo o CEO, há algumas maneiras de conectar as pessoas no Facebook: o feed de notícias e a timeline, por exemplo. "A Busca Social será o outro pilar para conectar as pessoas", disse num vídeo que apresenta a novidade.

A busca, segundo o Faceboook, está disponível em um programa beta limitado para públicos do idioma Inglês (EUA). É preciso se cadastrar para entrar numa lista de espera e poder começar a usar a Busca Social. Não há previsão de quando estará disponível para todos.



"Então quer dizer que agora tudo que eu postar estará disponível nessa busca?". Sim, porém, depende para quem você decidir compartilhar. Você só pode procurar itens que consegue ver normalmente. Por exemplo, se uma foto de um amigo na Disney não está liberada, e você utilizar a busca com os termos "Fotos de amigos na Disney", ela não irá aparecer. E vice-versa.
Zuckerberg lembra a parceria com a Microsoft e ressalta: "Quando você não conseguir encontrar o que está procurando, temos uma parceria com o Bing". A previsão do tempo, por exemplo, não é algo que estará na Busca Social. No evento de apresentação, Zuckerberg fez questão de ressaltar que "ela não é uma pesquisa na web".

Vi na Revista Época