quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Criatividade vs. Deadline: Esclareça possíveis dúvidas

Pedirem o trabalho "pra ontem" é muito comum nas agências de publicidade. É o famoso "o quanto antes" que geralmente ocupa o prazo na maioria dos briefs diariamente.

Para provar de uma vez por todas que a criatividade não pode ser limitada pelo deadline, a agência Cafe Criative realizou um pequeno experimento.

O vídeo fez um teste com algumas crianças para “provar” que o tempo influencia sim, na criatividade. Deram a elas 10 segundos para completar um desenho, e depois 10 minutos. Veja o resultado no vídeo aqui.


O que vocês pensam? Os prazos dados da deadline podem prejudicar no trabalho da agência (ou do profissional) ou devemos cobrar isso dos criativos? Vale lembrar que a (maldita) deadline não existe somente para criação.

Vi aqui.

Dê presentes baseados na vida online dos seus amigos

Essa é uma inovação do Natal 2.0 :-) Não sabe o que dar de presente para seus amigos? O GiveEmThis te ajuda. Ele conecta sua conta do Facebook e Twitter para sugerir presentes pros seus amigos. 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Quanto uma imagem foi alterada?

O Adobe quer que a gente pare de chamar as imagens "aprimoradas com o Photoshop" de photoshopadas. Cientistas desenvolveram um algoritmo especial para quantificar as alterações feitas em cada foto com o aplicativo.

Hany Farid e Eric Kee foram inspirados por um projeto britânico que queria etiquetar fotografias em anúncios publicitários que tivessem sido photoshopadas, para tentar conter o aumento de transtornos psicológicos relacionados à autoimagem.

O algoritmo desenvolvido por Hany e Eric detecta nas imagens onde houve uma grande alteração - dá uma olhada:


Criado 1 algoritmo que mede o quanto foi alterada uma imagem photoshopada

As áreas vermelhas indicam grande alteração - tornando possível dizer matematicamente o quanto uma imagem foi alterada. Os cientistas ressaltam, contudo, que preferem deixar o critério subjetivo de quanto seria 'muito' ou 'pouco' para a sociedade decidir.

Vi no Blue Bus

Previsões para o mercado de tablets nos próximos anos

O mercado ainda é dominado pelos iPads, que respondem por 97,2% do tráfego advindo destes dispositivos, e o cenário tem 1 bom prognóstico - segundo a Forrester e a Gartner, o comércio através de dispositivos mobile, no qual os tablets são um expoente, deverá crescer vertiginosamente nos próximos anos, saindo dos USD 3 bilhoes de 2010 para chegar a cerca de USD 31 bilhoes em 2016.

Outro dado interessante é que 77% dos donos de tablets usam o dispositivo diariamente, passando em média 1h35 minutos com o gadget, e gastam de 10 a 20% mais em suas compras do que se estivessem acessando as lojas online de outro dispositivo. Confira esses e outros dados no infográfico abaixo:

1 infográfico mostra previsoes para o mercado de tablets nos próximos anos, confira
Vi no Blue Bus

Geração mobile: como o celular dita o ritmo dos jovens e vice-versa

O celular já se tornou parte inseparável da vida dos jovens - dentro ou fora da sala de aula, aponta estudo feito com estudantes americanos. Metade dos pesquisados assumem que já checaram os SMS do namorado/rolo/cônjuge em segredo e, um quarto dos donos de smartphone assumem que usam o dispositivo para ver pornografia. Dá uma olhada no infográfico e confira essa e outras estatísticas:

Uso de celulares entre os jovens estudantes

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

General Electric procura fotógrafo para controlar sua conta no Instagram


A GE tem um dos perfis corporativos mais bacanas do Instagram, publicando fotos incríveis dos bastidores e processos de produção da empresa.

É por isso que faz todo sentido oferecer uma vaga para se tornar o próximo instragramer oficial da marca, que vai ganhar uma temporada no País de Gales para cobrir a fabricação de turbinas de avião em uma nova planta industrial.


Para participar, basta publicar fotos no Instagram com a tag #GEInspiredMe, de preferência envolvendo um dos quatro pilares da empresa: Moving, Curing, Powering e Building. As imagens então serão colocadas para votação pública no Facebook, de onde sairá o vencedor que será anunciado no dia 20 de dezembro.


Gente do mundo todo pode participar, bastando ter 18 anos ou mais.
Vi no Brainstorm

Aprenda a levar uma vida criativa com este infográfico

Esse infográfico da Fast Company promete te ajudar a transformar em seu maior patrimônio o seu gênio interior. Siga as instruções - teoricamente - e prepare-se para o sucesso. Dá uma olhada:


Aqui está 1 infográfico que ensina como levar uma vida criativa - siga as instruçoes :-)
(clique na imagem para ampliá-la)

Vi no Blue Bus

Anúncio do McDonald's utilizando um peixinho dourado para divulgar o McFish

O McDonalds olha um peixinho dourado no aquário e imagina 1 McFish, e vocês? O peixinho dourado vai virar recheio de sanduíche do McDonald's.

McDonalds olha 1 peixe dourado no aquário e imagina 1 McFish, veja esse anúncio
Esse anúncio foi criado pela Leo Burnett para o Filet-O-Fish (o nosso McFish) que foi veiculado na Arábia Saudita. Vocês acreditam que a associação de comida com animais vivos funciona? Pobre peixinho dourado....
Vi no Blue Bus

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Desenhos realistas de crianças

O que aconteceria se tentássemos tornar os desenhos de crianças mais realistas usando como base o que elas fazem?

A evolução dos publicitários desde os Mad Men até hoje

Eduardo Salles, do Cinismo Ilustrado, mostra nessa imagem, de uma forma resumida, como tem sido a evolução do profissional publicitário desde os anos 60 (época em que é ambientado o seriado Mad Men) até os dias de hoje. Você concorda com o infográfico?

Em resumo | A evoluçao dos publicitarios desde os Mad Men até hoje veja aqui
Vi no Blue Bus

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Product Placement

Esse infográfico foi criado por Online MBA e tem ótimas curiosidades, como uma linha do tempo que revela que a história teria começado no século 19, com ninguém menos que Jules Verne, no clássico "A Volta ao Mundo em 80 Dias", que mencionou companhias de meios de transporte no meio do livro. Sabia dessa? 

Dá uma olhada:

A arte publicitária de Andy Warhol

Andy Warhol foi o maior astro da cultura pop e sua influência é sentida até hoje em algumas áreas. Ele era ilustrador e criava anúncios publicitários antes de estourar como artista, misturando arte e publicidade em algumas das suas obras, retratando o consumismo como forma inovadora, dá uma olhada:


Genial!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Zumbis!

Depois da moda dos vampiros agora é a vez dos Zumbis voltarem a ativa graças ao seriado Walking Dead e com o Flash Mob Zombie Walk. Essa moda agora é real e está infinitamente criativa.

Metade humano, metade zumbi. O @EduLanzoni criou algumas ilustrações onde você pode dar uma olhada nas fotos das pessoas antes de se transformarem em mortos-vivos assustadores. Olha:







Curtiu? Se quiser conhecer mais sobre o trabalho do Eduardo Lanzoni, é só clicar aqui. :D